UNIDADE 1- TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
REFLEXÕES BASEADAS NO TEXTO: “A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO”
Atualmente temos percebido que a escola deixou de ser a detentora do saber. Vivemos hoje na era digital, em um mundo globalizado onde obtemos informações constantes e variadas de todos os cantos do planeta. Diante desta realidade, a escola encontra-se perdida, pois sua função era a de transmitir os conhecimentos prontos, acabados e inquestionáveis.
Estamos vivendo na sociedade da informação, onde não há mais saberes absolutos, vivemos na era da incerteza onde temos que conviver com a existência de diversidades de interpretações de uma informação para “construir, a partir delas o próprio juízo ou ponto de vista.” (Juan Ignacio, p.60)
A escola hoje vive este dilema pois tem noção que a tecnologia dominou o mundo com esta chuva de informações mas ao mesmo tempo não sabe outra metodologia para ensinar, não sabe o que fazer com estas informações, por isto observamos tanto fracasso acontecendo nas unidades escolares.
Nós, enquanto professores comprometidos com o nosso objetivo de ensinar, devemos primeiramente mudar nossas crenças sobre a aprendizagem, parar de ignorar o que vem acontecendo e tentar fazer algo para mudar. Devemos criar espaços dentro das escolas onde estas informações façam parte do contexto escolar. Mas não basta somente trazer a informação, é preciso criar novas formas de alfabetização literária, gráfica, informática, etc.
É preciso desenvolver nos nossos alunos capacidades de gestão do conhecimento para enfrentarem os novos desafios atuais, desenvolver competências cognitivas para utilizarem estas informações de maneira crítica onde possam converter estas informações em conhecimento verdadeiro.
São Pedro, 20 de Agosto de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário